“Seja Deus gracioso para conosco, e nos abençoe, e faça resplandecer sobre nós o rosto” (Salmos 67.1).
O coração humano, por causa do pecado, tem dificuldade em ser grato. Somos mais propensos a enxergar as coisas negativas da vida do que a reconhecer as muitas bênçãos recebidas das mãos do SENHOR. “Seja Deus gracioso…”, o salmista nos mostra que a graça é algo que vem de fora. Deus é o agente da graça; é Ele quem vem até nós e nos comunica sua graça. A graça pertence a Deus e, portanto, não emana do coração humano, mas é derramada sobre nós por Ele.
Deus é gracioso para conosco. Sua graça sobre nós é diária e constante. O simples fato de acordar para mais um dia com saúde é graça. A respiração, o coração bombeando sangue, é graça. Levar os filhos à escola, graça. Desfrutar de um delicioso café da manhã, graça. Sentir o gosto dos mais variados alimentos, ouvir o canto dos pássaros, sentir a brisa no rosto, ser aquecido pelo sol, tudo isso é manifestação da graça do SENHOR. Levantar-se todos os dias, ter um trabalho, uma profissão e, assim, produzir algo no mundo criado, é graça. Ser parte de uma igreja biblicamente saudável é graça de Deus. Sorrir na presença dos amigos, ter um tempo de qualidade com a esposa assistindo à série preferida, poder fazer compras todos os meses, ter uma mesa farta e escolher o que vai comer é a pura manifestação da graça de Jesus Cristo sobre nós.
Deus criou o jardim do Éden, fez nascer plantas e árvores frutíferas, encheu o jardim com animais, criou rios e, somente depois, colocou o homem nele. Isso é a expressão mais pura de um Deus gracioso. Da mesma maneira, Deus continua sustentando o grande jardim (o mundo): as plantas, os frutos, os animais e os seres humanos. A vida é prova de que Deus tem sido gracioso para conosco, é a expressão da bênção divina sobre nós, a clara manifestação do resplendor do seu rosto, da sua face, de quem Ele é: um Deus gracioso.
Qual foi a última vez que orou apenas agradecendo ao SENHOR por tudo o que Ele é e tem, graciosamente, feito por você? Você é grato pelas coisas pequenas e simples, como ter condição motora para escovar os próprios dentes? Ore ao Senhor agradecendo!
Em Cristo,
Pr. André Carolino



